Coordenador : Bruno Kaufmann Robbs
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 385469.2201.248096.07022023
Departamento/Setor: FCB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno da Universidade/Instituto: Haverá a participação de discentes de graduação na confecção de material extensionista (por volta de 100 alunos distribuídos em 3 turmas em 2 semestres) dentro do objetivo 1 do projeto. Participarão também 6 alunos de pós-graduação que irão coorientar (sob supervisão do coordenador do projeto) os alunos de graduação no Objetivo 1 e irão participar tanto das visitas as escolas (Objetivo 2) quanto as visitas guiadas práticas na própria UFF (Objetivo 3). Todo o material e ações desse projeto visam divulgar o conhecimento científico e despertar o interesse do público externo para ações de pesquisa. Alunos de Ensino médio de Colégios Publicos da Região Serrana (600 no total - Instituições Governamentais Municipais em Outros). Eles serão visitados em suas escolas (Objetivo 2) e serão convidados a visitar a UFF e seus laboratórios de pesquisa (Objetivo 3) ao longo do desenvolvimento deste projeto. Por últimos, estimamos um publico alvo de ao menos 300 visualizadores online de nosso site e novo material criado (Outros – 500) que poderá ser estimado através de curtidas, visualizações e contagem de visitação no site.
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo
Objetivo
OBJETIVO GERAL Desenvolver ações na produção e divulgação do conhecimento Científico e Tecnológico para alunos do município de Nova Friburgo e para a internet e que instiguem os alunos de graduação e pós-graduação na participação de atividades extensionistas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Criar materiais (entrevistas, podcasts, protocolos de práticas) para canais na internet para a divulgação e difusão da Ciência e da Tecnologia. 2) Divulgar e aplicar o material criado, principalmente os protocolos de práticas, em Escolas Públicas da Região Serrana. 3) Realizar visitas guiadas com práticas experimentais para alunos do ensino Médio em Laboratório de Pesquisa da UFF.
Resumo
Essa proposta prevê ações extensionistas para diferentes públicos-alvo no intuito de incentivar o interesse do aluno à ciência e tecnologia, divulgar conhecimento básico sobre os princípios do funcionamento da célula e levar um pouco destes conceitos para Escolas de Ensino Médio da Região Serrana do Rio de Janeiro. O objetivo geral é iniciar o aluno de Ensino Médio na alfabetização científica ao mesmo tempo executar à importante missão das atividades práticas no Ensino Médio. Portanto, será criado e mantido um website (https://biocelbiomoluff.wixsite.com/punf) e um canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UC3Hva87Or-Le8l1IIUTvS1g) com conteúdo voltado a alunos e professores do ensino médio contendo matérias sobre atualidades em Biologia Celular, entrevistas com cientistas brasileiros da área, podcasts e protocolos e vídeos. Este conteúdo será produzido pelos alunos da Disciplinas de Biologia Celular e Molecular/Genética dos cursos de Biomedicina e Odontologia, como parte da carga horária obrigatória de extensão presentes na grade curricular destes cursos, sob supervisão do coordenador deste projeto. Além disso, serão realizadas palestras e aulas demonstrando o material criado pelos alunos de graduação e com práticas com o tema A célula ao vivo em colégios de ensino médio da Região Serrana. Por último, na atividade Cultivando Células serão feitas visitas guiadas práticas aos laboratórios de pesquisa da UFF que serão realizadas com alunos do ensino médio demonstrando as técnicas básicas de cultivo de células eucarióticas e uma pequena simulação de como funciona um projeto de pesquisa nesta área de pesquisa.